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Gestão em bibliotecas públicas no contexto híbrido: um estudo comparativo de bibliotecas híbridas no âmbito nacional e internacional em prol do desenvolvimento de comunidades

Processo: 15/09749-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2017
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação
Pesquisador responsável:Rosângela Formentini Caldas
Beneficiário:Rafaela Carolina da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/10683-6 - Bibliotecas híbridas: um estudo comparativo entre os modelos de bibliotecas da Escócia e do Brasil, BE.EP.MS
Assunto(s):Bibliotecas públicas   Gestão da informação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bibliotecas híbridas | Bibliotecas Públicas | Desenvolvimento de comunidades | Gestão da Informação | Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional

Resumo

Ao se considerar o ambiente de uma biblioteca pública como um organismo vivo, em constante mutação, que muda e se transforma em direção ao desenvolvimento da sociedade, fala-se em espaços híbridos, onde tecnologias tradicionais e digitais se complementam. Nesse contexto, a aplicação das estratégias de gestão da informação em bibliotecas híbridas proporciona à sua estrutura organizacional o desenvolvimento de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento de comunidades, na medida em que contribui para o bom funcionamento da instituição. Nessa perspectiva, o problema desta pesquisa está vinculado ao potencial que as bibliotecas híbridas oferecem à sociedade. É a partir dessa percepção que procura-se estabelecer um elo entre os ambientes híbridos, a gestão informacional e o processo de desenvolvimento das comunidades através das bibliotecas públicas. O objetivo é verificar de que forma as bibliotecas híbridas, por meio de suas políticas públicas, tecnologias e estruturas organizacionais, podem oferecer estratégias de desenvolvimento das comunidades as quais estão inseridas. Assim, através de uma pesquisa qualitativa, do tipo comparativa e com um estudo de casos múltiplos, será feito um levantamento na literatura da Ciência da Informação acerca dos aspectos existentes entre o conceito da biblioteca e o ambiente estrutural da biblioteca pública. A análise de conteúdo será uma técnica utilizada como ferramenta para estabelecer as categorias de base para a exploração dos dados. Logo, acredita-se que a aplicação da gestão da informação híbrida nas unidades de informação é indispensável para a promoção do acesso e atendimento às necessidades gerais do público alvo. Dessa forma, o conceito de bibliotecas híbridas deve ser visto como uma das atividades potenciais das bibliotecas no desenvolvimento de suas comunidades.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Rafaela Carolina da. Gestão em bibliotecas públicas no contexto híbrido: um estudo comparativo de bibliotecas híbridas no âmbito nacional e internacional em prol do desenvolvimento de comunidades. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.