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A figuratividade nos discursos dos hinos pátrios

Processo: 15/14341-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2017
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Arnaldo Cortina
Beneficiário:Thais Borba Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Semiótica   Identidade nacional   Hino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Figuratividade | Hinos Pátrios | Identidade | Semiótica discursiva | Semiótica

Resumo

Neste trabalho serão analisadas, pela perspectiva da semiótica discursiva, as recorrências de temas e de figuras por meio da observação de semelhanças de forma e de conteúdo entre hinos pátrios. Considerando que no Brasil existem diferentes hinos para simbolizar a nação, os estados e os municípios, selecionamos os hinos pátrios que representassem cada um desses segmentos, a fim de realizar um estudo comparativo. São eles: o Hino Nacional Brasileiro e o Hino à Bandeira, representando os nacionais, o Hino do estado de São Paulo (estadual), e os hinos municipais de Araraquara e de São Carlos. A escolha do material de análise, hinos pátrios, deve-se à observação de um conjunto de características peculiares responsáveis por diferenciar os hinos dos demais gêneros textuais. Nos hinos pátrios selecionados para o corpus, verifica-se que, no entrecruzar dos estilos, há similaridade de estratégias discursivas que, por meio do dizer e, principalmente, pelo modo de dizer, conseguem cativar o enunciatário, cujo envolvimento e identificação são resultado de um efeito de sentido. Sendo assim, a pesquisa caminhará para o entendimento das construções de sentido, analisando os enunciados que, revestidos de temas e de figuras, evocam o ufanismo e o orgulho patriótico e apresentam um crer, um querer e um dever-ser cidadão. Portanto, os hinos estabelecem a identidade e o vínculo social ou coletivo, pois num processo coenunciativo, os indivíduos cantam a canção pátria para manifestar sua identidade. (AU)

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