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Avaliação de matrizes de gesso, cal hidratada e pozolana incorporada com resíduos de borracha da recauchutagem de pneus

Processo: 15/23412-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2016
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Cesar Fabiano Fioriti
Beneficiário:Patrícia Missae Takaki
Supervisor no Exterior: Jordi Juan Paya Bernabeu
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universitat Politécnica de Valéncia (UPV), Espanha  
Vinculado à bolsa:14/02067-8 - Compósitos de gesso com incorporação de resíduos de borracha provenientes da recauchutagem de pneus, BP.IC
Assunto(s):Gesso   Materiais compósitos

Resumo

O desenvolvimento desta pesquisa no exterior tem como objetivo contribuir com o conhecimento sobre a incorporação de resíduos de borracha de pneus provenientes do processo de recauchutagem em compósitos de gesso, através do contato com outras técnicas e matrizes, complementando o projeto de iniciação científica em progresso. Partiu-se do estudo de compósitos (chapas) com a adição de três diferentes granulometrias de borracha, por conseguinte, propomos um trabalho com um programa experimental diferente com a incorporação de borracha em matrizes de gesso, cal hidratada e puzolana, neste caso, na Universidade Politécnica de Valência - UPV, Espanha, uma cidade com a qual o nosso grupo Material Alternativos da Construção - MAC tem vínculos de pesquisa. Desta forma, serão avaliadas algumas características físico-mecânicas dos compósitos de gesso, cal hidratada e pozolana com a adição de partículas de borracha de pneus (granulometria # 1,19mm) provenientes da indústria de recauchutagem. As características físico-mecânicas estudadas serão: densidade de massa no estado fresco e endurecido, módulo de elasticidade, resistência à compressão e resistência à tração na flexão. Após a realização dos ensaios experimentais, poderão ser observadas as principais influências da incorporação de borracha de pneus nos compósitos produzidos. Vale mencionar que o uso do residuo proveniente da recauchutagem de pneus proporciona redução do impacto gerado pelos pneus inserviveis, permite um novo nicho de mercado com preocupação com o meio ambiente e que aqui se consolida na transferência dos conhecimentos gerados na universidade ao setor produtivo.