Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da assimilação de uréia em plantas de Vriesea gigantea (Bromeliaceae) com baixa atividade da urease: é obrigatória a hidrólise da uréia para sua assimilação?

Processo: 15/23210-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 15 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 26 de junho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Helenice Mercier
Beneficiário:Alejandra Matiz Lopez
Supervisor: Torgny Nasholm
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Swedish University of Agricultural Sciences, Uppsala (SLU), Suécia  
Vinculado à bolsa:13/09097-7 - Caracterização da absorção de ureia por aquaporinas e da sua possível assimilação direta em Vriesea gigantea (Bromeliaceae), BP.DR
Assunto(s):Bioquímica vegetal   Compostos orgânicos   Urease   Ureia   Bromeliaceae   Nitrogênio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assimilação de Nitrogênio | Bromeliaceae | urease | ureia | Bioquímica Vegetal

Resumo

Os compostos orgânicos podem ser a principal fonte de nitrogênio para as plantas em ambientes onde as fontes inorgânicas são limitadas, como é o ambiente epifítico. Estudos recentes realizados no nosso laboratório no IB-USP têm demonstrado uma alta capacidade das plantas de Vriesea gigantea em absorver ureia através das suas folhas. No entanto, os processos de absorção e de assimilação da ureia estão pouco caracterizados em plantas. Sugeriu-se que após a absorção da ureia, este composto orgânico é hidrolisado pela enzima urease em CO2 e NH4+, com o fim de ser assimilado. No entanto, levando em consideração a elevada eficiência de absorção da ureia por V. gigantea, acreditamos que, em alguns casos a assimilação dessa fonte nitrogenada em aminoácidos pode ocorrer por outra via, independente da atividade da urease. Esta via alternativa, ainda que não a principal, pode ser importante nos primeiros momentos de absorção da ureia quando essa fonte encontra-se disponível em altas concentrações. Devido a isso, a relevância da urease no processo de assimilação da ureia será investigada através da análise do perfil de aminoácidos em plantas de V. gigantea expostas a um inibidor da urease, juntamente com [13C]-[15N]-ureia marcada, uma vez que numa situação em que a atividade da urease é insuficiente, a ureia pode ser assimilada diretamente em compostos orgânicos. Os experimentos serão realizados nos estágios ontogenéticos juvenil e adulto de V. gigantea, devido às suas diferenças metabólicas e morfológicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)