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Estudo da viabilidade técnica da utilização de areia de fundição residuária em camadas de pavimento vicinais

Processo: 15/24936-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2017
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Infra-estrutura de Transportes
Pesquisador responsável:Vivian Silveira dos Santos Bardini
Beneficiário:Guilherme Cardoso de Barros Fornari
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Infraestrutura de transportes   Construção civil   Gerenciamento de resíduos   Areia (materiais de construção)   Solo argiloso   Pavimentos   Estabilizantes   Fundição (processos de fabricação)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:areia de fundição residuária | estabilização de materiais granulares | pavimento | Reutilização de resíduos | Solos Argilosos | Reutilização de Residuos

Resumo

O crescimento do setor industrial brasileiro, na última década, tem demandado a fabricação de grande volume de máquinas e peças metálicas. Como resultado, a produção de fundidos metálicos cresceu e foi acompanhada da geração de grandes volumes de resíduos. O processo de fundição mais comum emprega areia natural, misturada com ligantes orgânicos e inorgânicos, para conformar os moldes que dão forma às peças metálicas. Após certo número de ciclos de fundição, a areia não apresenta mais as características apropriadas para seu emprego nessa indústria e passa a ser o principal resíduo das siderúrgicas. Assim, a areia de fundição residual (AFR) deve ser descartada em aterros sanitários licenciados a elevados custos. Pesquisadores e engenheiros têm procurado alternativas que permitam reaproveitar esse resíduo em atividades da construção civil. Nesta pesquisa, o objetivo principal é avaliar a possibilidade de reaproveitar a areia de fundição residual na construção de camadas de bases e sub-bases de pavimentos de baixo volume de tráfego, em associação com solos e agentes estabilizantes.

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