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Eficiência portuária no Brasil: uma Análise Envoltória de Dados (DEA)

Processo: 15/10136-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Ana Elisa Périco
Beneficiário:Guilherme Ribeiro da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Transporte marítimo   Transporte de carga   Gestão portuária   Portos   Eficiência   Análise por envoltória de dados   Análise modal experimental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de componentes principais | análise envoltória de dados | Eficiência | Portos | Análise Envoltória de Dados

Resumo

Estudos sobre eficiência adquiriram maior relevância nas organizações em cenário de mercados abertos, que teve início no Brasil nos anos 90. Tal contexto pode ser visualizado tanto na indústria e comércio, como nas instituições prestadoras de serviços. Os portos brasileiros estão incluídos nas instituições prestadoras de serviços e são responsáveis por todo o transporte marítimo (carga e passageiros) realizado no país, seja para exportações ou para importações. Importante observação deve ser feita no que diz respeito à predominância das vias marítimas nas exportações e importações brasileiras. De 1997 à 2014 cerca de 85% das exportações brasileiras foram realizadas via transporte marítimo e, aproximadamente, 72% das importações. A partir de tal contextualização, o objetivo deste projeto é analisar, por envoltória de dados (DEA), a eficiência dos 24 maiores portos brasileiros (em valor movimentado), utilizando as bases de dados do IPEA, IBGE e WebAlice/MDIC, no período de 2010 à 2014. A justificativa para a elaboração desse projeto de pesquisa faz referência à relevância crucial dos portos brasileiros, considerando a predominância do modal de transporte marítimo para o transporte de carga. Além disso, outra consideração importante está relacionada à compreensão da relação entre os custos portuários e o custo da exportação brasileira, uma vez que é de conhecimento público que muitas commodities brasileiras, ao serem colhidas, representam os menores valores observados no mundo e, ao chegarem nos portos brasileiros, alcançam valores pouco competitivos. A partir dessas justificativas, a proposta desse projeto é avaliar se esses portos, sediados no país, são eficientes ou não, considerando a hipótese de que altos valores movimentados não representam, necessariamente, eficiência.

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