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Escritas em movimento: o entrecruzamento de meios nos textos de Ismael Caneppele

Processo: 15/24157-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Rejane Cristina Rocha
Beneficiário:Natália Cristina Estevão
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Escrita   Materialidade nas artes   Intertextualidade   Estética (arte)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escrita em movimento | Ismael Caneppele | Ismael Pele de Cão | Literatura no contexto digital | Materialidades da Literatura | Os famosos e os duendes da morte | Literatura brasileira contemporânea

Resumo

Na história do intercâmbio das informações, de acordo com John Thompson (2012), em todos os momentos houve suportes materiais pelos quais os conteúdos simbólicos eram transmitidos de produtor para receptor. O desenvolvimento dos meios técnicos é importante na medida em que apresenta o potencial de reorganizar as práticas sociais, ao alterar os protocolos de intercâmbio de conteúdos na sociedade. Trazendo essa discussão aos entornos da literatura, Roger Chartier (2007) propõe uma análise que elucide as relações entre a "criação literária" e suas materialidades, considerando que estas influenciam nas interpretações e usos do texto. Segundo Chartier (2003, p. 7), a possibilidade de inscrição e circulação em meios digitais traz consigo mudanças que acarretam em: "transformações nas práticas sociais de escrita e leitura; novas modalidades de público e redefinição de identidades e propriedade das obras". A fim de apreendermos tais mudanças, delimitamos como corpus desta pesquisa o blog Ismael Pele de Cão e o livro Os famosos e os duendes da morte (2010), escritos pelo autor brasileiro Ismael Caneppele. Esta pesquisa investiga as características da escrita de Caneppele em diferentes meios de inscrição, a partir do conceito de remediation (BOLTER; GRUSIN, 1999) que problematiza a articulação entre diferentes meios técnicos, na medida em que postula que os novos meios não superam ou substituem os meios anteriores, trata-se de uma coexistência entre eles. Além disso, pretende-se observar de que modo e em que medida a escrita de Caneppele, ao se constituir por elementos diversos (texto verbal, vídeos, fotos, música e internet), propicia movimentos constantes de entrada e saída dos textos, através da articulação entre distintos meios de inscrição e circulação - entrecruzamento de meios (GARRAMUÑO, 2014). Para compreender os movimentos intertextuais propostos nos textos, utilizaremos o conceito de reciclagem cultural (KLUSCINSKAS; MOSER, 2007) cuja proposição é uma revisão do conceito de estética, a partir da reconsideração do paradigma "novidade, originalidade, autenticidade" que, no contexto atual, apoia-se cada vez mais na tríade "cópia, reciclagem, seriação". (AU)

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