Busca avançada
Ano de início
Entree

Experimentos com biogeobaterias em sedimentos com metano biogênico

Processo: 15/22941-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Mendonça
Beneficiário:Carlos Alberto Mendonça
Pesquisador Anfitrião: Rory Doherty
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Queen's University Belfast, Irlanda do Norte  
Assunto(s):Geofísica aplicada   Metanogênese   Poluição do solo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Áreas Contaminadas | Biogeofísica | Geofisica Aplicada

Resumo

Biogeobaterias e áreas geradoras de metano são temas em Biogeofísica, normalmente estudados em separado. As biogeobaterias representam processos com transporte de elétrons de níveis mais profundos até porções superficiais da zona insaturada, oxidando nesse processo a matéria orgânica soterrada por sedimentos ou descartada em aterros. Processos de metanogênese também decompõem a matéria orgânica em condições anaeróbias, especialmente em ambientes desprovidos de receptores de elétrons capazes de sustentar processos biogeoquímicos em níveis mais energéticos. A experiência acumulada nesses estudos sugere que esses dois processos possam ser competitivos ou mesmo excludentes. Isso porque se verifica que em locais com metanogênese os indícios de biogeobateria (potencial espontâneo) são incipientes. O presente projeto tem como objetivo explorar esta questão, por meio de experimentos com biogeobaterias em campo e laboratório com resultados comparados com testes em branco. Mais especificamente os experimentos objetivam verificar se a instalação de uma biogeobateria modifica a composição de microrganismos no substrato sendo capaz de reverter sua rota mais freqüente de metanogênese. Os resultados desse estudo podem definir diretrizes para a caracterização de processos bioquímicos por meio de dados geofísicos como também para estratégias de remediação voltadas a diminuir a geração de metano e conseqüente escape para a atmosfera. Os estudos farão parte do projeto REMEDIATE (http://questor.qub.ac.uk/REMEDIATE/), contemplado pela União Européia e coordenada pela QUB - Queen's University Belfast. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MCANALLEN, LAURA; DOHERTY, RORY; DONOHUE, SHANE; KIRMIZAKIS, PANAGIOTIS; MENDONCA, CARLOS. Combined use of geophysical and geochemicalmethods to assess areas of active, degrading and restored blanket bog. Science of The Total Environment, v. 621, p. 762-771, . (15/22941-7)
KIRMIZAKIS, PANAGIOTIS; DOHERTY, RORY; MENDONCA, CARLOS A.; COSTEIRA, RICARDO; ALLEN, CHRIS C. R.; OFTERDINGER, ULRICH S.; KULAKOV, LEONID. Enhancement of gasworks groundwater remediation by coupling a bio-electrochemical and activated carbon system. Environmental Science and Pollution Research, v. 26, n. 10, p. 9981-9991, . (15/22941-7)