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Educação ambiental e conduta pró-ambiental: análise do potencial das atividades de aventura

Processo: 16/01252-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2016
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Gisele Maria Schwartz
Beneficiário:Rafael Ferreira de Andrade
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Turismo de aventuras   Ecoturismo   Degradação ambiental   Bases de dados científicos   Análise de conteúdo   Metodologia da pesquisa   Análise estatística de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividades de Aventura | degradação ambiental | EcoTurismo | Educação Ambiental | esportes de aventura | Lazer | Educação Ambietnal

Resumo

Na perspectiva de minimizar as consequências do modo de vida atual, pautado no produtivismo e na hipervalorização do trabalho, os estudiosos buscam encontrar novas estratégias de reaproximação do humano com o ambiente natural e desencadear o comportamento pró-ambiental. Para tanto, um dos focos desses estudos têm sido as atividades de aventura na natureza, por apresentarem potenciais educativos de estímulo à aprendizagem e à valorização afetiva da natureza. Entretanto, não se sabe se todas as formas de atividades de aventura representam esse potencial. Desta forma, o objetivo do estudo é investigar, na literatura especializada, os estudos que evidenciam especificamente as modalidades de atividades de aventura na natureza impactantes na percepção que o ser humano tem frente à natureza, bem como, as justificativas apresentadas sobre seu potencial educativo, na visão dos estudiosos desta temática. O estudo utiliza o método misto de pesquisa, através da estratégia exploratória sequencial, desenvolvida com base em teses e dissertações do Banco de Teses da CAPES, artigos publicados em periódicos do Portal CAPES, nos extratos A1, A2, B1 e B2, das áreas Educação Física, Interdisciplinar e Educação, e em periódicos com fator de impacto maior ou igual a 1, de acordo com o Journal Citation Reports (JCR), Science Edition 2014, publicados nos últimos 5 anos. Os dados serão analisados inicialmente de forma descritiva; através da Técnica de Análise de Conteúdo Temático, para a subsequente análise estatística, na qual poderão auxiliar a traçar novas estratégias de ação na configuração do comportamento pró-ambiental.

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