Busca avançada
Ano de início
Entree

Movimento e dança na educação infantil: o olhar da arte e da educação

Processo: 16/00482-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Educação Artística
Pesquisador responsável:Maria do Carmo Monteiro Kobayashi
Beneficiário:Natalia Maiara Pilati Perez
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Crianças   Dança   Práticas pedagógicas   Pesquisa qualitativa   Pesquisa bibliográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte e movimento | criança | dança | Educação Infantil | Formação inicial de professores | Primeira Infância | Educação Infantil

Resumo

O movimento e a dança são de fundamental importância para a criança no Ensino Infantil, pois são uma das principais ferramentas para se relacionar com o mundo ao seu redor, construir seu repertório de experiências e apropriar-se das formas do próprio corpo e suas capacidades físicas, sociais, cognitivas, afetivas entre outras. A questão que conduz este projeto de pesquisa é "como professores de Educação Infantil criam (planejam), desenvolvem e avaliam as ações para a prática do movimento e da dança nas escolas municipais de Ensino Infantil?" Sendo assim, os objetivos desse estudo são: identificar, descrever e analisar as experiências, os materiais, espaços e tempos em que ocorrem as ações estudadas em escolas de educação infantil, pertencentes ao Sistema Municipal de Educação de Bauru - SP. Para atender ao objetivo proposto será realizada uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, o levantamento bibliográfico encontra-se em curso e dará sustentação teórica para a realização do trabalho de campo, nas etapas de coleta e análise dos dados. Os instrumentos de coleta de dados são observações direta sistemáticas em duas escolas do Sistema Municipal de Educação de Bauru, e os diários de campo. Os procedimentos e instrumentos para coleta e análises dos dados têm por base o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (BRASIL, 1998), Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009a), e Diretrizes Curriculares de Educação Infantil (2010).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)