Busca avançada
Ano de início
Entree

O empoderamento e a participação do aluno modificando a intenção de evasão em instituições de ensino superior

Processo: 16/08855-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2016
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2019
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Eliane Pereira Zamith Brito
Beneficiário:Patricia Silva Monteiro Boaventura
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Marketing   Instituições de ensino superior   Evasão escolar   Alunos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criação de valor | empoderamento do aluno | instituições de ensino superior | intenção de evasão no ensino | participação do aluno | Marketing

Resumo

Maior acesso, mais qualidade e redução de evasão estão entre as prioridades para a educação no Brasil entre 2011 e 2020, segundo o Ministério da Educação do Brasil (MEC, 2012). Nos últimos anos, o acesso à educação em nível superior tem melhorado, mas a alta evasão ainda se mantém (Speller et al. 2012). A evasão parece relacionada não apenas às questões financeiras (Lima & Machado 2014), mas também à qualidade da educação e à motivação do estudante (Silva & Sauaia 2014). Esta pesquisa tem o objetivo de avançar no entendimento desta questão. Para isso, é fundamental a compreensão do consumidor pós moderno, neste caso o estudante, que se torna cocriador de experiências. Em instituições de ensino superior (IES), a maior parte dos estudos foca em avaliar o impacto do valor percebido na lealdade em relação à instituição (Sampaio et al. 2012). Pesquisas que consideram a participação do cliente como intrínseca ao serviço, influenciando seu resultado; e o empoderamento do cliente como mecanismo que pode alavancar positivamente este resultado, foram desenvolvidas em outros contextos. Este estudo explora como a participação e o empoderamento dos alunos podem contribuir para a aprendizagem e, consequentemente, levar a uma intenção de comportamento positiva em relação à instituição e ao processo de aprendizagem. A proposta engloba duas etapas: qualitativa para mapear como são estimuladas a participação e empoderamento do estudante e como o estudante percebe e se posiciona em relação a este fenômeno; e quantitativa para mapear o efeito da participação e empoderamento do estudante sobre sua avaliação do processo de aprendizagem e consequente intenção de abandono e/ou lealdade em relação à instituição. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANDES, FABIO SHIMABUKURO; LEANDRO, JULIO; BOAVENTURA, PATRICIA; DA SILVA JUNIOR, ADELSON FERREIRA. I do not own a car any more: An analysis of possessions' disposal and changes in consumers' identities. INTERNATIONAL JOURNAL OF CONSUMER STUDIES, v. 43, n. 5, p. 446-456, . (16/08855-3)