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Bibliotecas híbridas: um estudo comparativo entre os modelos de bibliotecas da Escócia e do Brasil

Processo: 16/10683-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 05 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 04 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Rosângela Formentini Caldas
Beneficiário:Rafaela Carolina da Silva
Supervisor: Simon Matthew Burnett
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Robert Gordon University (RGU), Escócia  
Vinculado à bolsa:15/09749-0 - Gestão em bibliotecas públicas no contexto híbrido: um estudo comparativo de bibliotecas híbridas no âmbito nacional e internacional em prol do desenvolvimento de comunidades, BP.MS
Assunto(s):Bibliotecas públicas   Políticas públicas   Gestão da informação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brazils' community development | England and Scotland information management | Hybrid term | Public libraries | Gestão, mediação e uso da informação

Resumo

Ao considerar o ambiente de uma biblioteca pública como um organismo vivo, em constante mutação, que muda e se transforma para o desenvolvimento da sociedade, fala-se de espaços híbridos, onde as tecnologias tradicionais e digitais são complementares. Neste contexto, a aplicação de estratégias de gestão da informação em bibliotecas híbridas proporciona o desenvolvimento de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento das comunidades. Nesta perspectiva, o problema desta pesquisa está ligado ao potencial que as bibliotecas híbridas oferecem à sociedade. É a partir dessa percepção que procura-se estabelecer uma ligação entre os ambientes híbridos do eixo Inglaterra e Escócia, a gestão da informação e o processo de desenvolvimento de comunidades nas bibliotecas públicas do Brasil. O objetivo é analisar o termo hibridismo sobre o contexto social que as bibliotecas públicas estão envolvidas. Assim, através de uma pesquisa qualitativa e comparativa, bem como por meio do estudo de casos múltiplos sob uma perspectiva transversal na literatura da Ciência da Informação, buscou-se os aspectos que conectam o conceito de bibliotecas híbridas com o ambiente estrutural da biblioteca pública. Dessa forma, acredita-se que a aplicação da gestão da informação híbrida do eixo Inglaterra-Escócia em unidades de informação é essencial para a promoção do acesso e para o desenvolvimento de serviços voltados às necessidades gerais do público-alvo das bibliotecas brasileiras. Logo, o conceito de bibliotecas híbridas deve ser visto como uma das atividades potenciais das bibliotecas no desenvolvimento de suas comunidades. (AU)

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