Busca avançada
Ano de início
Entree

Introduzindo o pensamento computacional para crianças: proposta de um curso de programação

Processo: 16/11866-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Tiemi Christine Sakata
Beneficiário:Letícia Mara Berto
Instituição Sede: Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Campus de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Técnicas de programação   Computação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Programação | pensamento computacional | programação para crianças | Fundamentos de Computação na Educação Básica

Resumo

As crianças de hoje nasceram na era digital. Desde muito pequenos, antes mesmo de falar, aprendem a ligar o celular para jogar ou para escolher seu vídeo favorito. Porém, poucas pessoas (mesmo entre os adultos) conhecem como os computadores funcionam e as habilidades que estes podem desenvolver. Este estudo tem como objetivo avaliar uma ferramenta que permitirá que as crianças tenham seu primeiro contato com os fundamentos da computação através de atividades de raciocínio lógico e solução de problemas em uma plataforma de programação. É importante destacar que o hábito de programar desenvolve, além do raciocínio lógico, a capacidade de resolver problemas e a criatividade, o senso de colaboração e a comunicação. Todas essas habilidades também são muito importantes para outras áreas do conhecimento, como português, matemática e ciências.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)