Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigando a interação de crianças através de NUI em aplicações para e-learning

Processo: 16/12471-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Luciana Aparecida Martinez Zaina
Beneficiário:Elisa Marques de Castro
Instituição Sede: Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Campus de Sorocaba. Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Interação usuário-computador   Interface usuário-computador   Educação on-line   Natural user interface
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:e-learning | interação de crianças | Natural User Interface | Interação Humano Computador

Resumo

A área de e-learning (aprendizagem eletrônica) tem buscado unir a crescente imersão dos jovens na tecnologia ao uso da tecnologia como apoio ao desenvolvimento da aprendizagem. Dentro deste contexto, a adoção de novas tecnologias de interação como a NUI (Natural User Interface - Interface do Usuário Natural) se tornam um desafio, demandando por estudos que evidenciem o impacto dessas aplicações em e-learning. As NUI são definidas como meios de interação com dispositivos que possibilitam ao usuário agir e interagir através de ações classificadas como "naturais", quando relacionadas ao mundo real. O objetivo geral do projeto é investigar a interação de crianças através de interfaces naturais (NUI) usando as mãos em aplicações para e-learning. O projeto busca identificar os padrões de interação de crianças entre 7 a 11 anos quando colocadas em contato com as NUI, utilizando ações com as mãos em uma aplicação com foco em aprendizagem. Para elaboração e condução do processo investigativo junto aos usuários alvos, as crianças, será preparada uma intervenção com base na Pesquisa-ação (Action Research - AR) que é uma metodologia de pesquisa centrada na descoberta através da ação; onde usuários alvos e pesquisadores atuam em conjunto para investigação de um tema em um contexto específico. Dentre as contribuições deste projeto pode-se destacar (I) a investigação do uso de NUI por crianças no contexto de aplicações para e-learning; e (II) identificação dos padrões de interação empregados nas NUI pelas crianças através do uso das mãos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAINA, LUCIANA; CASTRO, ELISA; MARTINELLI, SUELLEN; SAKATA, TIEMI. Educational games and the new forms of interactions Exploring the use of hand gestures in a computational thinking game. SMART LEARNING ENVIRONMENTS, v. 6, n. 1, p. 17-pg., . (16/12471-6)
DE CASTRO, ELISA MARQUES; SAKATA, TIEMI C.; ZAINA, LUCIANA A. M.; CHANG, M; SAMPSON, DG; HUANG, R; GOMES, AS; CHEN, NS; BITTENCOURT, II; KINSHUK; et al. Playing a computational thinking game using hand gestures. 2019 IEEE 19TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES (ICALT 2019), v. N/A, p. 5-pg., . (16/12471-6)