Busca avançada
Ano de início
Entree

Perspectiva de gestão escolar para/na Pedagogia Histórico-Crítica

Processo: 16/13519-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Graziela Zambão Abdian
Beneficiário:Denise Baleeiro Rosa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Administração escolar   Educação no Brasil   Pedagogia   Obras de referência   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dermeval Saviani | Gestão Escolar | Pedagogia histórico-crítica | Administração de Sistemas Educacionais.

Resumo

Esta pesquisa, integrante de um projeto maior o qual tem como objetivo analisar a (re) configuração da área da Administração educacional/escolar no Brasil após o período crítico dos anos 1980, contemplando o desenvolvimento teórico e os desdobramentos práticos na gestão dos sistemas e unidades escolares, tem o objetivo de analisar como se perspectivaria a Pedagogia Histórico-crítica no campo da gestão escolar. Para isto, pretende-se realizar análise de conteúdo de três livros que integram a obra de Dermeval Saviani, educador reconhecido por marcar o início de tal perspectiva teórica, e explicitar, a partir de sua proposição teórica, como seria a organização do trabalho na escola, a função e a formação do (a) gestor (a) escolar. Parte-se do pressuposto da fragilidade teórica das pesquisas no campo da gestão escolar e também da importância da Pedagogia Histórico-crítica para a educação brasileira.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)