Busca avançada
Ano de início
Entree

Curso NeuroMat de jornalismo científico: prática e revisão de literatura

Processo: 17/05969-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2017
Data de Término da vigência: 31 de março de 2018
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Fernando Jorge da Paixão Filho
Beneficiário:Daniel Almeida Abrahão Dieb
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: World Federation of Science Journalists (WFSJ), Canadá  
Vinculado ao auxílio:13/07699-0 - Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática - NeuroMat, AP.CEPID
Assunto(s):Jornalismo científico   Divulgação científica   Comunicação acadêmica   Cultura científica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Científica | Divulgação Científica | Jornalismo Científico | Jornalismo Científico

Resumo

A proposta e objetivo do jornalismo científico, objeto principal deste projeto, têm definições variadas no Brasil, a partir de correntes de análise e prática diversas. Com base em uma revisão sistemática de publicações acadêmicas sobre o tema, este projeto de pesquisa se propõe a reunir as características apontadas pelos pesquisadores, podendo, desta forma, colaborar na consolidação da definição de jornalismo científico. Esse trabalho teórico dará a linha para a realização de um curso de jornalismo científico a partir da perspectiva do CEPID NeuroMat, atendendo aos anseios da FAPESP de que se potencializem espaços de formação de comunicadores de ciência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANIEL ALMEIDA ABRAHÃO DIEB; JOÃO ALEXANDRE PESCHANSKI; FERNANDO JORGE DA PAIXÃO. O uso da Wikiversidade no ensino do jornalismo científico: abertura, colaboração e conectivismo. Texto Livre, v. 14, n. 1, . (17/05969-0)