Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do desenvolvimento psicológico de 25 bebês no município de São Bernardo do Campo

Processo: 17/09972-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Acordo de Cooperação: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Pesquisador responsável:Miria Benincasa Gomes
Beneficiário:Vitor Manoel de Castro Souza
Instituição Sede: Escola de Ciências Médicas e da Saúde. Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS). São Bernardo do Campo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/50503-4 - Desenvolvimento psicológico de bebês: uma comparação entre parto normal e cesárea eletiva, AP.R
Assunto(s):Bebês   Desenvolvimento humano   Desenvolvimento infantil   Avaliação psicológica   São Bernardo do Campo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | desenvolvimento de bebês | Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil | Preparação teórico-técnica | Desenvolvimento Humano

Resumo

O plano de trabalho em TT consiste no apoio contínuo ao pesquisador, precedido da adequada preparação, e do estudo dos tipos de instrumentos e teorias a serem utilizados na pesquisa, com destaque para as teorias de Psicologia do Desenvolvimento de bebês e das Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil (Bayley Scales of Infant Development), que serão aplicadas em 25 bebês. Para a aplicação destas escalas e organização dos materiais a serem disponibilizados ao bebê, é exigida uma compreensão adequada da idade do bebê, seu repertório e suas possibilidades de ação e compreensão destes objetos e estímulos. Esta análise prévia, que precede a avaliação propriamente dita de cada bebê, cada bolsista realizará com o pesquisador responsável e um pesquisador associado. Cada bolsista, além de avaliar os bebês, aplicará os questionários com as 25 mães destes participantes e os 25 cuidadores destes bebês, ou seja, avaliará 50 pessoas para melhor compreender o desenvolvimento dos 25 bebês, totalizando-se 75 avaliações. Os quatro bolsistas digitarão os dados e, com a pesquisadora responsável e as pesquisadoras associadas, farão as análises dos instrumentos e discussão dos resultados. Os quatro bolsistas terão o mesmo treinamento, aplicarão os mesmos instrumentos e seguirão os mesmos procedimentos, porém, em quatro creches distintas, localizadas em bairros diferentes do município de São Bernardo do Campo. Durante todo o processo, a pesquisadora responsável e as pesquisadoras associadas supervisionarão as aplicações dos instrumentos e as visitas às creches. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)