Busca avançada
Ano de início
Entree

Posicionamentos e tensões relativos à reforma do ensino médio: professores e gestores de uma escola paulista de tempo integral

Processo: 17/04594-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2017
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Harryson Júnio Lessa Gonçalves
Beneficiário:Bianca Rafaela Boni
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino médio   Educação integral   Reforma do ensino   Currículo de ensino médio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Integral | Flexibilização Curricular | Políticas de Educação | reforma curricular | Ensino Médio

Resumo

O presente projeto se constitui a partir do problema de pesquisa: Quais posicionamentos e tensões podem ser destacadas referentes à Reforma do Ensino Médio (REM)? A investigação tem como objetivo geral "caracterizar alguns posicionamentos e tensões existentes referentes à Reforma do Ensino Médio (desde a publicação da MP nº 746/2016 à sanção da Lei nº 13.415/2017)". E, como objetivos específicos: caracterizar os aspectos legais da REM, a partir da análise dos processos legislativos que a define (desde a MP até a Lei) descrevendo sua tramitação, no âmbito dos poderes legislativo e executivo; discutir a interpretação feita por professores que atuam em uma escola paulista de Tempo Integral sobre a REM. Para tanto, serão realizadas análises documentais no portal do Congresso Nacional e da Casa Civil, entrevistas individuais com gestores e professores da escola investigada e ainda a organização de um grupo de discussão virtual, composto por professores, em uma rede social. A pesquisa se caracteriza como qualitativa em educação de natureza exploratória-descritiva. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)