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Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo

Processo: 17/21033-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2017
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Helen de Castro Silva Casarin
Beneficiário:Janice Pereira de Abreu
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/14121-4 - Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo, AP.EP
Assunto(s):Competência informacional   Rede de bibliotecas   Biblioteca escolar   Ensino fundamental   Pesquisa-ação   Marília (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biblioteca Escolar | competência informacional | Ensino Fundamental | Biblioteca Escolar

Resumo

Desenvolvimento e aplicação de um modelo de biblioteca escolar em duas escolas municipais de ensino fundamental da cidade de Marília-SP. Tem como objetivo propor um modelo de biblioteca escolar para o contexto escolar brasileiro que supere as tradicionais deficiências da biblioteca escolar e esteja alinhado à proposta da competência em informação. Para realização da pesquisa será utilizada a abordagem da pesquisa-ação. Será realizada uma análise e comparação entre os modelos brasileiros de biblioteca escolar e o modelo espanhol (CREA), caracterização das bibliotecas escolares das escolas participantes, discussão com professores e dirigentes das escolas para adaptação do modelo de biblioteca escolar, abrangendo layout do espaço físico, recursos e serviços oferecidos. O modelo será implantado e os resultados sobre desempenho dos alunos e visão dos mesmos sobre a biblioteca e seu uso serão verificados. Pretende-se que os resultados da pesquisa possam servir como subsídios para a proposição de uma rede de bibliotecas escolares para o município de Marília e para o Estado, o que coaduna com o atendimento à lei de universalização das bibliotecas escolares no país. (AU)

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