Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma mulher no esporte: diálogos e rupturas de Maria Esther Bueno

Processo: 17/05146-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de março de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Helena Altmann
Beneficiário:Giovanna Garcia Ticianelli
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia do esporte   Mulher no esporte   Tênis   Mulheres
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:esporte | gênero | mulheres | tênis | Gênero e sociologia do esporte

Resumo

Maria Esther Bueno é uma importante tenista brasileira e internacional, venceu os maiores e mais reconhecidos torneios de tênis do mundo. A tenista inseriu-se no esporte em uma época em que a participação das mulheres já era permitida, mas menos frequente e diversificada se comparada ao período atual. O objetivo dessa pesquisa é compreender os processos que possibilitaram à Maria Esther Bueno tornar-se uma grande atleta em uma época de baixa inserção das mulheres no esporte competitivo no Brasil. Será realizada uma entrevista com a tenista, análises dos jornais "O Estado de São Paulo" e "O Globo" no período entre 1950 e 1970 e o material encontrado no Acervo do Clube Regatas do Tietê. Algumas perguntas nortearão nossa pesquisa, entre elas: Qual o lugar ocupado por Maria Esther Bueno que lhe possibilitou sua inserção num esporte de elite? Como sua família influenciou ao longo desse processo? Como sua inserção esportiva dialogou com outras escolhas pessoais e profissionais? Que rupturas e aproximações foram feitas entre ser mulher e atleta? Quais fatores estiveram presentes para que conseguisse conquistar esse espaço? Que formas de apoio social e governamental estiveram presentes e ausentes no seu percurso? Estudar a carreira da Maria Esther Bueno nos possibilitará compreender os processos sociais que estavam envolvidos durante as décadas em que ela jogou e o contexto no qual as mulheres inseriam-se no ambiente esportivo competitivo. Esse material será analisado a partir da perspectiva de gênero e da sociologia, em especial, a sociologia do esporte. Assim, essas áreas nortearão nossas análises e conclusões. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIOVANNA GARCIA TICIANELLI; HELENA ALTMANN. Maria Esther Bueno: eficiência e competitividade no tênis. Revista de Estudos Feministas, v. 29, n. 2, . (17/05146-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TICIANELLI, Giovanna Garcia. Uma mulher no esporte: diálogos e rupturas de Maria Esther Bueno. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.