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Estudo de viabilidade técnico-científica de um aplicativo móvel para educação ambiental em zoológicos

Processo: 17/26527-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Flávia Torreão Corrêa da Silva Thiemann
Beneficiário:Flávia Torreão Corrêa da Silva Thiemann
Empresa:Fubá Educação Ambiental e Criatividade Ltda. - ME
CNAE: Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
Atividades de ensino não especificadas anteriormente
Atividades de jardins botânicos, zoológicos, parques nacionais, reservas ecológicas e áreas de proteção ambiental
Vinculado ao auxílio:17/08149-4 - Estudo de viabilidade técnico-científica de um aplicativo móvel para educação ambiental em zoológicos, AP.PIPE
Assunto(s):Educação ambiental   Ensino e aprendizagem   Tecnologia educacional   Aplicativos móveis   Zoológicos   Inclusão social   Pessoas com deficiência   Conservação dos recursos naturais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acessibilidade | Conservação da biodiversidade | Educação ambiental não-formal | Tecnologia na Educação | Educação Ambiental

Resumo

O presente projeto tem como objetivo analisar a viabilidade técnico-científica de uma solução educacional associada a um aplicativo móvel que amplia a capacidade dos zoológicos em atender um público diverso, incluindo pessoas com deficiência, com a promoção de ações de educação ambiental de qualidade. Nesse sentido, o projeto propõe uma pesquisa na área da educação ambiental para desenvolver um modelo de objeto de aprendizagem mediado por um aplicativo móvel. A pesquisa terá como referencial teórico a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer e a pedagogia dialógica de Paulo Freire e será realizada com base em metodologias participativas. Serão convidados visitantes (incluindo pessoas com deficiência), educadores e equipes de zoológicos para indicarem suas demandas e necessidades pedagógicas e tecnológicas em um diagnóstico participativo. Um protótipo do aplicativo será desenhado a partir desses resultados. Portanto, a solução educacional resultante do presente processo de pesquisa e desenvolvimento apresenta uma proposta de valor tanto para os zoológicos, como para o público diretamente envolvido nas ações educativas. Essa proposta de valor atende a uma demanda atual e crescente da sociedade em promover a conservação ambiental e também a inclusão de pessoas com deficiência em processos educacionais. (AU)

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