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Gestão escolar: possíveis contribuições de Chantal Mouffe

Processo: 17/24884-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Graziela Zambão Abdian
Beneficiário:Verônica Borguetti Doro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Psicanálise   Administração da educação   Escolas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:escolar | Gestão da educação | Psicanálise | Teoria do discurso | Gestão escolar

Resumo

A presente pesquisa, de caráter bibliográfico, vinculada a uma pesquisa mais ampla intitulada "A (re) configuração da Gestão educacional/escolar após período crítico dos anos 1980", que analisa o desenvolvimento teórico e os desdobramentos práticos na gestão dos sistemas e unidades escolares, traz, como problema de pesquisa, se e como a área da Gestão da educação/escolar pode ser pensada por outra perspectiva, tendo como subsídios autores pós-críticos. O objetivo, portanto, é analisar produções de pesquisa da área utilizando-se das contribuições de Chantal Mouffe (2015), assim como, dos elementos da Psicanálise freudiana usados por ela, visando também identificar a lógica de construção da área. O material a ser analisado é um conjunto de teses, dissertações e artigos da área da Gestão da educação, encontrados em dois levantamentos de pesquisas vinculadas ao projeto maior. A metodologia utilizada para análise desse material é a Teoria do Discurso e a Psicanálise freudiana. (AU)

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