Busca avançada
Ano de início
Entree

Re-habilitando a cidade: conforto térmico e avaliação comportamental em espaços urbanos

Processo: 18/08000-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2018
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
Acordo de Cooperação: University of Nottingham
Pesquisador responsável:Joana Carla Soares Gonçalves
Beneficiário:Carolina Oliveira Bley
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/08754-5 - Re-habitando a cidade: trazendo vitalidade urbana para os centros de economias emergentes em mudanças climáticas, AP.R
Assunto(s):Adequação ambiental   Conforto térmico   Espaço urbano   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento | conforto térmico | Espaço Urbano | medições | Adequação Ambiental

Resumo

Os objetivos da pesquisa são fornecer um diagnóstico do conforto térmico, em termos comportamentais, nas áreas selecionadas da cidade de São Paulo, de modo a fornecer suporte ao projeto de pesquisa "Re-habitando a cidade: trazendo vitalidade urbana para os centros de economias emergentes em mudanças climáticas". Esta pesquisa possui o apoio da equipe do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética (LABAUT) do Departamento de Tecnologia da FAUUSP para a realização dos levantamentos de campo e desenvolvimento do trabalho. Para as medições em campo, serão utilizados os equipamentos do LABAUT e os equipamentos adquiridos para a pesquisa. Quanto aos métodos, as atividades estão fundamentadas em dois procedimentos de natureza distinta, mas complementares: um método do tipo dedutivo preditivo ou numérico, caracterizado pelo uso de modelos preditivos, apoiado por outro método do tipo indutivo experimental (por meio de observações e levantamentos e medições de parâmetros térmicos, em campo). A primeira etapa da pesquisa é o levantamento de informações sobre as áreas em estudo, incluindo informações técnicas e desenhos, reunindo plantas, cortes, elevações, orientação e detalhes. O passo seguinte será o levantamento dos dados primários no local selecionado, com entrevistas e medições de variáveis ambientais e dados de entrada para o modelo (temperatura, umidade do ar, nível de pressão sonora, número de veículos, tipos de veículos, velocidades dos veículos, topografia, etc.). A realização das medições térmicas seguirá as diretrizes estabelecidas pela norma NBR 7726, 1998. Os dados primários serão tratados e tabulados para posterior análise. A segunda etapa da pesquisa corresponde à correspondência com os dados observados de comportamento de usuários em termo de atividades e permanência no local selecionado. Os resultados serão tabulados para posterior análise. A terceira e última etapa da pesquisa corresponde à análise dos resultados das pesquisas de campo e da abordagem observacional, junto com uma síntese dos processos realizados e dos resultados alcançados e propostas de cenários alternativos com relação ao conforto térmico. Será então produzido o relatório final da pesquisa, abrangendo as considerações finais, conclusões e novas perspectivas da pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)