Busca avançada
Ano de início
Entree

Balanceamento de rotores utilizando ressonância de combinação paramétrica

Processo: 18/05703-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 30 de junho de 2018
Data de Término da vigência: 29 de julho de 2018
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Ricardo Ugliara Mendes
Beneficiário:Ricardo Ugliara Mendes
Pesquisador Anfitrião: Fadi Dohnal
Instituição Sede: Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). Ministério da Defesa (Brasil). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University for Health Sciences, Medical Informatics and Technology (UMIT), Áustria  
Vinculado ao auxílio:15/20363-6 - Identificação e controle tolerantes a falhas em sistemas rotativos, AP.TEM
Assunto(s):Rotor   Estimação paramétrica   Velocidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Active Magnetic Bearing | Flexible Balancing | Modal Balancing | Parametric Combination Resonance | Parametric Excitation | Dinâmica de Rotores

Resumo

No balanceamento modal tradicional, a resposta do rotor próxima a cada velocidade crítica, correspondente aos modos de interesse, é medida; isso garante uma resposta representativa de cada modo a ser balanceado. A principal desvantagem deste procedimento é o tempo consumido durante os ciclos de partida/parada. Além disso, várias velocidades críticas são cruzadas, o que pode causar altos níveis de vibração ou até mesmo vários ciclos de partida/parada se o desbalanceamento resultante for crítico. Recentemente, um novo método de balanceamento no qual o sistema precisa ser acelerado apenas até a primeira velocidade crítica foi proposto em cooperação com o Prof. Dr. Fadi Dohnal. Neste método, os mancais magnéticos ativos são usados para introduzir uma excitação paramétrica em diferentes antirressonâncias paramétricas, induzindo uma transferência de energia do modo correspondente à primeira velocidade crítica para modos superiores. Isso permite estimar coeficientes de influência e massas de correção correspondentes em baixa velocidade. O método proposto evita a necessidade de acelerar o rotor acima de sua primeira velocidade crítica; assim, economizando tempo e permitindo o balanceamento de alta rotação do rotor em baixa rotação. O objetivo deste projeto é continuar o desenvolvimento do método proposto. A sensibilidade do método ao efeito giroscópico e à amplitude e frequência da excitação paramétrica são os principais tópicos a serem desenvolvidos. O método de balanceamento proposto está inserido no contexto de identificação de desbalanceamento no projeto temático da FAPESP (#2015/20363-6), e uma cooperação mais próxima com o Prof. Dr. Fadi Dohnal seria particularmente interessante, uma vez que se trata de um expoente na área de sistemas excitados parametricamente, mais especificamente, máquinas rotativas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)