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Calibração dos sensores de uma IMU e caracterização dos atuadores de um quadricóptero para aplicações em navegação autônoma

Processo: 18/21417-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2019
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Juan Francisco Camino
Beneficiário:Gabriela Bittencourt
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas de controle   Controle de sistemas dinâmicos   Sensores remotos   Calibragem   Giroscópio   Propulsão   Quadricópteros   Atuadores   Navegação de robôs
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atuadores | Calibração | Imu | Quadricóptero | Sensores Inerciais | Controle de sistemas dinâmicos

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal calibrar o acelerômetro e o giroscópio de uma unidade de medida inercial, do inglês, inertial measurement unit (IMU)'', além de caracterizar o comportamento dos motores de propulsão, para que o quadricóptero possa realizar a navegação autônoma de forma eficiente e segura. Essas etapas são importantes para que o sistema de controle possa operar com precisão. A comunicação dos sensores com o computador será realizada através de uma placa de prototipagem Arduino. Testes experimentais para caracterizar os sinais fornecidos pelos sensores e atuadores serão efetuados. Um estudo dos conceitos básicos de processamento e análise de sinais será realizado, para que os sinais primários medidos possam ser adequadamente tratados e o ruído existente possa ser caracterizado. Também será realizado um estudo de técnicas voltadas para a obtenção dos sinais secundários, derivados dos sinais primários fornecidos pelos sensores. Também serão elaborados programas computacionais para realizar a aquisição dos sinais provenientes dos sensores da IMU, fornecer os dados do acelerômetro e do giroscópio e levantar as curvas características dos motores. Este projeto permitirá que futuras pesquisas em fusão de sinais possam ser realizadas no Laboratório de Controle de Sistemas Dinâmicos, do qual a estudante faz parte. É oportuno ressaltar que a metodologia desenvolvida nesta pesquisa poderá ser aplicada em qualquer outro projeto que necessite de sensoriamento inercial utilizando uma IMU.

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