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Projeto de um sistema para o pouso de um veículo de decolagem e pouso vertical

Processo: 19/07625-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2019
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2020
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Dinâmica de Vôo
Pesquisador responsável:Eduardo Morgado Belo
Beneficiário:Carlos Andre Persiani Filho
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):VTOL   Aeronaves não tripuladas   Simulação por computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Landing | Pouso | Uav | Vant | Vtol | Controle de voo

Resumo

Este trabalho tem como finalidade o estudo, análise, simulação e construção de um sistema de pouso automático para um quadricóptero, e que pode ser utilizado em qualquer veículo de decolagem e pouso vertical (VTOL). O projeto será pautado a partir de um dispositivo que meça a altura da aeronave à plataforma de pouso e que avalie se a superfície de pouso é suficientemente plana. Um algoritmo de controle conduzirá a aeronave até o solo caso o pouso seja possível, ou reposicionará o quadricóptero para nova tentativa, caso não o seja. Para a concretização do projeto, este será dividido em quatro etapas. A primeira etapa é a simulação computacional. Nela, será modelado física e computacionalmente a dinâmica de voo do quadricóptero, bem como os algoritmos de controle, que serão colocados à prova em testes computacionais. A segunda fase consiste em estudar e construir o sistema de hardware. Uma trena-laser será utilizada para medir a altura do VANT e consequentemente poder-se analisar se o plano de pouso é seguro, ou não. Um mecanismo de giro que permita a medição de distâncias sob a aeronave será implementado. Além disso, um sistema microprocessado, ARDUINO, coordenará os sinais. A terceira parte consiste em realizar os testes e os ajustes ao projeto. Uma estrutura de pouso concebida pelo autor será utilizada para testar a validade do sistema de pouso automático, em situações reais, simulando um drone. A quarta e última fase é a escrita e publicação do relatório final.

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