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O trabalho da equipe interdisciplinar com adolescentes privados de liberdade

Processo: 19/14276-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2020
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social - Serviço Social Aplicado
Pesquisador responsável:Maria Cristina Piana
Beneficiário:Amanda Lorena Leite
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Serviço social do menor   Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA)   Medidas socioeducativas   Tempo de internação   Infância   Adolescentes   Contravenção penal   Socialização   Pessoal de saúde   Pesquisa bibliográfica   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | Ato Infracional | Equipe interdisciplinar | Medida Internação | Infância e Adolescência

Resumo

O projeto de pesquisa tem como tema o trabalho da equipe interdisciplinar na aplicação da medida socioeducativa internação para adolescentes autores de ato infracional e objetiva compreender a atuação desses profissionais no processo de ressocialização dos adolescentes. A instituição pesquisada será a Fundação Casa de Franca/SP. Como tipos de pesquisa serão realizadas as pesquisas bibliográfica e de campo. Na primeira buscará alcançar informações críticas já produzidas por estudiosos da área em dissertações, teses, livros, artigos e o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a fim de auxiliarem no aprofundamento teórico do objeto de estudo. Na pesquisa de campo, serão realizadas entrevistas com membros da equipe interdisciplinar da Fundação Casa, a qual é composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores físicos, agentes educacionais, agentes de apoio socioeducativo e enfermeiras, a fim de compreender a atuação dos profissionais enquanto equipe e de que forma contribuem para a reinserção social dos adolescentes. Essas reflexões são importantes para propor, a partir da construção do conhecimento científico, de que forma a atuação desses profissionais pode ser eficiente para a garantia da Doutrina da Proteção Integral prevista no ECA e a real reinserção desses adolescentes na sociedade, tendo em vista que eles retornam para o mesmo ambiente anterior à privação de liberdade, um ambiente geralmente violento e sem acesso à políticas públicas de saúde, educação e lazer. (AU)

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