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Famílias de crianças com autismo: opinião sobre os serviços de apoio, satisfação parental e suporte social

Processo: 20/01031-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2020
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Fabiana Cia
Beneficiário:Luiza Laroza Selarim
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Transtorno autístico   Família   Apoio social   Inquéritos e questionários   Entrevista   Dados demográficos   Coeficiente de correlação de Pearson   Delineamento experimental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autismo | Educação especial | Família | Educação Especial

Resumo

Sabe-se que os contextos familiares são fundamentais para o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano, principalmente de famílias de crianças com autismo, devido às particularidades desenvolvimentais que as mesmas possuem. Nesse sentido, os objetivos da pesquisa serão: (a) identificar e analisar os serviços de apoio, a satisfação parental e o suporte social de famílias de crianças com autismo e (b) relacionar a satisfação parental e o suporte social com os dados sociodemográficos das famílias de crianças com autismo. O delineamento da pesquisa é descritivo e correlacional. Participarão da pesquisa 15 pais, mães ou responsáveis de crianças com autismo, com idade entre três e oito anos. Os instrumentos utilizados na pesquisa serão: Questionário de caracterização do sistema familiar, Critério Brasil, Questionário de suporte social, Questionário de satisfação parental e um roteiro de entrevista semiestruturado. A coleta ocorrerá em forma de entrevista individual. Os dados coletados serão quantitativos e qualitativos. Os dados quantitativos passarão por análises de medidas central e dispersão e os dados qualitativos serão analisados por meio de elaboração de categorias. Para correlacionar os dados quantitativos será utilizado o teste de correlação de Pearson. Espera-se como resultados caracterizar as famílias de crianças com autismo, a fim de subsidiar intervenções educativas com as mesmas. (AU)

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