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Obtenção de dados e testes de funcionamento para ferramenta de Inteligência de Negócios para clínicas veterinárias

Processo: 20/13592-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2021
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Leandro Zaine
Beneficiário:Pedro Henrique Girardi
CNAE: Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
Atividades de consultoria em gestão empresarial
Atividades de ensino não especificadas anteriormente
Vinculado ao auxílio:20/00873-8 - Avaliação de ferramenta de inteligência de negócios para o aprimoramento do desempenho de clínicas veterinárias, AP.PIPE
Assunto(s):Organização e administração
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clínicas Veterinárias | gestão | Inteligencia de Negocios | Inteligência de Negócios

Resumo

O mercado de serviços para animais de estimação desponta como um dos setores com grande crescimento na economia, mesmo nos recentes anos de crise. Esse mercado tem potencial para geração de empregos e auxiliar no crescimento econômico do país. No Brasil, existem mais de 40 mil estabelecimentos veterinários, faltando implantar uma gestão adequada em boa parte deles.Falhas de gestão em microempresas podem resultar em ineficiência para os negócios. Ferramentas de Inteligência de Negócios são recursos tecnológicos importantes para auxiliar no aprimoramento da gestão. Dessa forma, o objetivo da presente pesquisa é avaliar o impacto de uma ferramenta deste tipo no desempenho de 10 clínicas veterinárias, sendo nove delas no estado de São Paulo e outra em Minas Gerais. Justifica-se a escolha do tema, uma vez que, a partir de análises avançadas de dados ("data-driven"), podem ser obtidas obtêm informações importantes para que os negócios se tornem mais bem conhecidos, no caso, as clínicas veterinárias selecionadas para estudo. Além disso, as análises serão relevantes no processo de tomada de decisão para o crescimento dessas empresas.Os procedimentos metodológicos envolverão, primeiramente, sistematizar a obtenção de informações dos sistemas básicos de gestão adotados por essas empresas. Uma segunda etapa consistirá em garantir a qualidade das informações e a identificação de erros na entrada de dados, para que não prejudiquem as análises. Posteriormente, serão criadas ferramentas para visualização dos dados de desempenho de cada empresa e campos para os usuários inserirem as metas almejadas, seguindo-se uma análise comparativa de indicadores de desempenho entre as várias empresas.A etapa final do projeto prevê treinamento dos usuários, capacitando-os para usar adequadamente a plataforma. Também nessa etapa, a pesquisa coletará dados de usabilidade do sistema, a fim de compreender as percepções dos potenciais clientes.Espera-se, com a execução dessas etapas, desenvolver um sistema verdadeiramente útil aos seus usuários, com o qual possam visualizar os dados de desempenho de suas empresas e traçar estratégias para o crescimento. Ao final, um produto de alto valor comercial terá sido desenvolvido, com potencial de crescimento da empresa criadora e de seus clientes.

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