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Work Experience Robot: utilização de técnicas de processamento de linguagem natural para desenvolvimento de um sistema de interação com funcionários para medir a satisfação com o trabalho

Processo: 20/12315-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2020
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2021
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Isabella de Arruda Botelho Lacerda
Beneficiário:Alini Suili Ribeiro
CNAE: Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
Seleção e agenciamento de mão-de-obra
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
Vinculado ao auxílio:19/09032-9 - Work experience Robot - utilização de técnicas de processamento de linguagem natural para desenvolvimento de um sistema de interação com funcionários para medir a satisfação com o trabalho, AP.PIPE
Assunto(s):Inteligência artificial   Ciência de dados   Processamento de linguagem natural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:artificial intelligence | chatbot | Data Science | natural language processing | Desenvolvimento - Backend

Resumo

O WexBot é uma plataforma de interação entre as equipes de recursos humanos e osfuncionários da empresa. O produto vem de encontro a uma necessidade de conhecer ofuncionário sem gerar mais trabalho para o próprio. O WexBot é, portanto, uma ferramenta deauxílio na comunicação entre equipes, calculando métricas de ambiência e indicando pontosde atenção - para análise dos recursos humanos - interagindo via chat com os funcionários,quando necessário.Tal como detalhado no item 3, o objetivo principal do projeto é desenvolver um sistemaintegrado de monitoramento da experiência do funcionário através de bases de dadosque o mesmo já utiliza normalmente na sua rotina de trabalho . Espera-se chegar a esteobjetivo utilizando-se de fontes de informação disponibilizadas pelos clientes, tais comoplataformas de comunicação corporativa como Slack , Workplace , ou emails , de forma a terum fluxo contínuo de informações, frases, que são processadas por algoritmos deprocessamento de linguagem natural, de forma a extrair das mesmas coeficientes defavorabilidade não induzida, ou seja, o quão favorável está o funcionário com relação aoambiente de trabalho. Tais coeficientes são agregados e apresentados ao departamento derecursos humanos como uma ferramenta de auxílio à gestão. Em contrapartida, em caso deredução dos níveis de favorabilidade, pode ser necessário entrar em contato com osfuncionários para entender melhor determinadas questões. Nesse ponto o WexBot podedisparar mensagens aos funcionários de maneira autônoma, para coletar dados adicionais quepossam fazer a equipe de recursos humanos agir com mais clareza.Espera-se que o serviço vinculado ao WexBot possa trazer como resultado uma diminuição (emesmo eliminação) do tempo entre a identificação de uma demanda do funcionário e umaação específica sobre essa demanda tomada pela equipe de recursos humanos. Espera-se, comisso, um aumento na satisfação com o trabalho, medido através do eNPS , e melhoria naqualidade de vida, reduzindo o turnover , aumentando por sua vez a retenção dos funcionários (medida pelo tempo médio de trabalho dos empregados na empresa).

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