Busca avançada
Ano de início
Entree

Déficit Inibitório como Marcador da Neuroplasticidade na Reabilitação - Transferência do Conhecimento

Processo: 20/12764-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Marcel Simis
Beneficiário:Leonardo Furlan
Instituição Sede: Instituto de Medicina Física e de Reabilitação (IMREA-HCFMUSP). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/12943-8 - O déficit da inibição como marcador de neuroplasticidade na reabilitação, AP.SPEC
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidente Vascular Cerebral (D020521) | Biomarcadores (D015415) | Estimulação Elétrica Transcraniana (D065908) | Pessoas com Deficiência (D006233) | Plasticidade Neuronal (D009473) | Traumatismos da Medula Espinal (D013119) | Neurofisiologia e Reabilitação

Resumo

O "Inhibitory Deficit as a Marker of Neuroplasticity in Rehabilitation" é um projeto baseado em hipóteses especificas e busca identificar biomarcadores neurofisiológicos da recuperação funcional em quatro condições clínicas diferentes, de forma "transdiagnóstica", sendo elas o Acidente Vascular Cerebral (AVC), Lesão Medular (LM), amputação e a osteoartrose de joelhos (AO), e comparar com sujeitos normais (pareados para idade e sexo). O projeto prevê a coleta de dados clínicos, demográficos, funcionais e neurofisiológicos de 100 pacientes de cada um dos grupos de doenças, além dos 100 sujeitos saudáveis (grupo controle), realizada em um período de quatro anos. O projeto busca identificar biomarcadores neurofisiológicos da recuperação funcional das quatro condições clínicas estudas, de forma "transdiagnóstica". É esperado que esse conhecimento possa ser utilizado para orientar protocolos e o melhor planejamento das terapias de reabilitação. Dessa forma, o objetivo do aluno de pós-doutorado será utilizar os biomarcadores identificados no estudo "Inhibitory Deficit as a Marker of Neuroplasticity in Rehabilitation" para propor novos protocolos de reabilitação para os pacientes com AVC e LM. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEVES, MARIANA VITA MILAZZOTTO; FURLAN, LEONARDO; FREGNI, FELIPE; BATTISTELLA, LINAMARA RIZZO; SIMIS, MARCEL. Robotic-Assisted Gait Training (RAGT) in Stroke Rehabilitation: A Pilot Study. ARCHIVES OF REHABILITATION RESEARCH AND CLINICAL TRANSLATION, v. 5, n. 1, p. 6-pg., . (17/12943-8, 20/12764-9)