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Concepções sobre a memória: pesquisa com crianças da Educação Infantil

Processo: 20/10253-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da Rocha
Beneficiário:Mônica de Rosa da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Ensino e aprendizagem   Práticas pedagógicas   Memória   Entrevista   Teoria histórico-cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:memória mediada | Praticas pedagogicas | Teoria Histórico-Cultural | Desenvolvimento Infantil em Práticas Pedagógicas

Resumo

Trata-se de projeto de Iniciação Científica vinculado à pesquisa-mãe "Práticas Pedagógicas e Desenvolvimento da Memória Mediada", desenvolvido pela orientadora. Essas pesquisas visam produzir conhecimentos sobre o desenvolvimento da função psíquica memória mediada, fundamentando-se na teoria Histórico-cultural, em especial nos trabalhos de L. S. Vigotski. O objetivo geral é explorar relações entre práticas pedagógicas e o desenvolvimento da memória mediada de crianças da Educação Infantil. Os objetivos específicos são (I) investigar concepções de crianças sobre a memória e (II) comparar concepções sobre a memória elaboradas por parte de crianças que participaram de prática pedagógica desenhada para aprenderem a usar signos para mediar a memória (AGIII-A) com as concepções sobre a memória elaboradas por parte de crianças que não participaram dessa prática (AGIII-B). Para atingi-los, serão feitos dois procedimentos: (I) uso de agenda de atividades a serem realizadas pelas crianças do grupo de Educação Infantil AGIII-A construída com signos como mediadores da memória e (II) entrevistas com as crianças do AGIII-A e do AGIII-B. A faixa etária das turmas é de 4 a 6 anos. As entrevistas serão realizadas individualmente e vídeogravadas. Serão analisadas (I) concepções de memória elaboradas pelas crianças; (II) indícios de diferenças nas concepções entre o grupo do AGIII-A e o grupo do AGIII-B e (III) presença de elementos nas concepções sobre a memória das crianças que possam estar relacionados a aspectos viabilizados pelo uso da agenda de atividades. Espera-se que os resultados permitam aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento da memória mediada e sobre as contribuições das práticas pedagógicas neste processo.

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