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Avaliação das propriedades de medidas de testes clínicos para a postura dos pés em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática

Processo: 21/00624-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2021
Data de Término da vigência: 06 de agosto de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Liu Chiao Yi
Beneficiário:Leticia Colombo de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Pediatria   Indexação em bancos de dados   Bases de dados   Operadores de pesquisa   Pesquisa bibliográfica   Revisão sistemática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescente | criança | postura do pé | propriedades de medida | Pediatria

Resumo

O pé humano, considerado uma estrutura complexa, pode ser classificado como neutro, cavo ou plano, por meio de testes clínicos, exames de imagem, pressão plantar, avaliações visuais e outros. Uma criança com desenvolvimento típico pode apresentar pé plano até os oito anos de idade, devido as estruturas que compõem os arcos longitudinal medial, lateral e transverso, ainda estarem em formação. Apesar dessa postura ter resolução espontânea em alguns casos, algumas crianças e adolescentes podem apresentar sintomas, relatando dor e fraqueza nos membros inferiores. A utilização de testes clínicos para classificar a postura do pé e identificar quando é necessária uma intervenção, é de grande importância no processo de tomada de decisão do profissional. Para isso, a escolha do melhor teste clínico deve ser baseada em propriedades de medidas previamente estabelecidas na literatura, e validadas em crianças e adolescentes. Objetivo: Essa revisão sistemática tem como objetivo principal, avaliar e sintetizar criticamente os testes clínicos utilizados na literatura para avaliar a postura dos pés de crianças e adolescentes, além de investigar a propriedade de medida mais confiável, válida e de melhor responsividade. Método: serão incluídos estudos que apresentarem em sua metodologia pelo menos uma propriedade de medida de testes clínicos que identifiquem a postura do pé (validade, confiabilidade, responsividade, sensibilidade ou especificidade) em crianças com idade entre quatro e 12 anos e/ou adolescentes entre 12 e 18 anos, do sexo feminino ou masculino, com pés assintomáticos e/ou sintomáticos e sem histórico de cirurgia nos membros inferiores. Uma pesquisa bibliográfica computadorizada nas bases de dados MEDLINE, CENTRAL, EMBASE, CINAHL, PEDro e SciELO será realizada por dois revisores independentes e a estratégia de busca será composta por termos indexados, palavras-chave ou termos de pesquisa livre, utilizando sinônimos e combinações através de operadores booleanos para capturar todos os estudos relacionados. Qualquer discordância entre os dois revisores, em todas as etapas do processo, será consultado um terceiro pesquisador que tomará a decisão final. Coeficientes Kappa e intervalos de confiança de 95% (IC) serão calculados para avaliar a confiabilidade entre os revisores para as respostas dos itens.

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