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Implicações do ensino remoto emergencial: sentido pessoal atribuído a atividade de estudo de alunos do ensino fundamental

Processo: 21/02490-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2021
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Flavia da Silva Ferreira Asbahr
Beneficiário:Leda Leite Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia cultural-histórica   Sentido pessoal   Ensino remoto   Ensino fundamental   Pandemias   COVID-19   SARS-CoV-2   Pedagogia histórico-crítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade de estudo | Ensino Remoto | Pandemia | psicologia escolar | Sentido pessoal | Psicologia Histórico-Cultural

Resumo

A formação da atividade de estudo é tarefa da educação escolar e em sua base se engendra a apropriação dos conceitos teóricos, que promovem as mudanças mais determinantes no psiquismo infantil. Para isso, é necessária a criação de motivos eficazes para o ensino, que só acontece no movimento dialético coma atividade docente. No imbricamento concreto entre esses motivos e suas finalidades, o sentido pessoal se desenvolve como unidade dialética entre afeto, cognição e desenvolvimento, proporcionando ao processo educativo, uma mediação afetiva. No entanto, a pandemia de COVID-19 incide justamente nessas questões ao impossibilitar o vínculo presencial entre alunos e professores durante o ensino remoto. Por isso, a presente pesquisa tem por objetivo investigar qual o sentido pessoal atribuído à atividade discente por alunos do ensino fundamental durante o ensino adotado na pandemia de coronavírus. A pesquisa, alicerçada teoricamente pela Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica, de natureza qualitativa e exploratória, será aplicada a alunos do 9.º ano do ensino fundamental em uma escola pública estadual no interior do estado de São Paulo. Para isso, será aplicado um questionário, além da realização de uma entrevista semiestruturada e levantamento de atividades enviadas aos alunos. A análise do questionário será elaborada por meio da estatística descritiva e a das entrevistas, mediante núcleos de significação. Esta pesquisa de iniciação científica encontra-se integrada a um projeto de pesquisa mais amplo intitulado "Psicologia, educação e trabalho remoto no contexto da pandemia: políticas públicas, práticas sociais e resistência" que está sendo realizado pelos membros do GT 59 (Psicologia e políticas públicas) da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia), no biênio 2020-2022, com o escopo geral de investigar as políticas educacionais nacionais que estão sendo elaboradas e implementadas ante a tendência de trabalho remoto na educação. (AU)

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