Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise crítica do modelo híbrido linear usado no planejamento da expansão de sistemas de transmissão

Processo: 21/04249-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2021
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2023
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Rubén Augusto Romero Lázaro
Beneficiário:Marcos Daniel Schiavinato
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/21972-6 - Otimização do planejamento e da operação de sistemas de transmissão e de distribuição de energia elétrica, AP.TEM
Assunto(s):Programação linear   Modelos lineares   Análise crítica do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Expansão da transmissão de longo prazo | Planejamento de sistemas elétricos | programação linear | programação não linear | Otimização de sistemas elétricos

Resumo

O presente projeto de pesquisa considera uma análise teórica e a implementação computacional do modelo híbrido linear do problema de planejamento da expansão de sistemas de transmissão. Esse tipo de modelo, por diferentes motivos, não foi adequadamente explorado pela literatura especializada. O modelo híbrido linear é um modelo relaxado em relação ao modelo DC e AC que são os modelos atualmente considerados como ideais na modelagem do problema de planejamento da expansão de sistemas de transmissão. Nesse contexto, a modelo híbrido linear pode ser usado para gerar excelentes limitantes inferiores para acelerar o processo de otimização de modelos mais complexos. Também, pretende-se encontrar as soluções ótimas de sistemas altamente complexos e comparar a topologia encontrada em relação a modelos mais exatos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)