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Relações entre sintomas de dependência de redes sociais e comportamento impulsivo

Processo: 21/01076-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2021
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Fábio Leyser Gonçalves
Beneficiário:Luan Brito Moraes da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do comportamento   Comportamento impulsivo   Vício   Transtorno de adição à internet   Hábitos   Mídias sociais   Twitter   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comportamento impulsivo | dependência | Facebook | Instagram | redes sociais | Twitter | Análise do Comportamento

Resumo

Este projeto tem como fundamentação uma literatura que indica possíveis malefícios que o uso de redes sociais pode acarretar, principalmente em usuários abusivos ou dependentes. Vista a extensa porcentagem da população brasileira que se utiliza de diversas redes sociais, infere-se a necessidade de se investigar esse fenômeno com enfoque nas redes sociais mais populares entre os brasileiros, sendo elas o Facebook, Instagram e Twitter. Dentro da área de estudos sobre dependências, o conceito de comportamento impulsivo tem sido correlacionado à dependência de diversas substâncias e comportamentos. A partir disso, este estudo visa a aplicação de três instrumentos para gerar dados de análise, um sobre os hábitos em redes sociais, outro para mensuração do nível de dependência e uma tarefa de desvalorização pelo atraso para medir o comportamento impulsivo. Dessa forma, será possível uma análise comparativa entre os sujeitos acerca dos dados sociodemográficos, hábitos em redes sociais, padrões de comportamento impulsivo e os sintomas de dependência; verificando a hipótese de que os usuários que apresentam maior dependência demonstram uma maior incidência de comportamento impulsivo, além de uma comparação entre os usuários das três redes sociais mais populares entre os brasileiros.

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