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Desenvolvimento de ferramentas virtuais de aprendizagem baseadas em temas de Astrobiologia

Processo: 21/08582-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2021
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Claudio Mendes Dias de Souza
Beneficiário:Jorge Luiz Nicolau Junior
CNAE: Edição de livros
Atividades de ensino não especificadas anteriormente
Vinculado ao auxílio:19/09129-2 - Astrobio no Lab: uma nova ferramenta experimental e interdisciplinar para o ensino de ciências, AP.PIPE
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Ensino de ciências   Exobiologia   Plataformas de ensino e aprendizagem   Ambiente virtual de aprendizagem   Simuladores   Simulação (aprendizagem)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:astrobiologia | ensino de ciencias | Ensino Fundamental II | Ensino Médio | experimentos didáticos | Plataforma Virtual de Aprendizagem | Simuladores | Programação e Software

Resumo

A plataforma virtual Astrobio no Lab é uma ferramenta em desenvolvimento para o ensino de ciências. Sua estratégia consiste em conectar os diversos temas associados à astrobiologia com experimentos e simulações realizados presencialmente ou à distância através da própria plataforma. Neste plano de atividade indicaremos especificamente como pretendemos desenvolver as ferramentas e simuladores virtuais que serão incluídos na plataforma. O programador contemplado por esta bolsa utilizará suas habilidades de programação e seu background em ciências exatas e naturais juntamente com a equipe multidisciplinar do LUCA para construir essas ferramentas. Nestas ferramentas abordaremos diversos temas como: exoplanetas, astrogeologia, fontes hidrotermais, meteoritos e etc. Todos os temas abordados criarão um contexto para trabalhar conceitos cotidianos de currículos escolares contendo química, física, matemática, biologia, etc. Todas as ferramentas serão adaptadas para funcionar em navegadores de internet usuais. Isto tornará a plataforma Astrobio no Lab e seus conteúdos acessíveis para um público amplo e sem a necessidade prévia de uma estrutura elaborada. Ao longo deste trabalho, as ferramentas criadas serão testadas na prática com alunos e professores em visitas pontuais às algumas escolas selecionadas. No fim do período de 24 meses designado para este plano de trabalho, teremos uma biblioteca de simuladores e experiências virtuais disponíveis para serem utilizadas na plataforma Astrobio no Lab. (AU)

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