Busca avançada
Ano de início
Entree

Catálogo de ácaros pilícolas (Trombidiformes: Myobiidae) depositados na coleção Acarológica do Instituto Butantan (IBSP)

Processo: 21/08343-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Fernando de Castro Jacinavicius
Beneficiário:Ana Carolina Blasco Onrubia
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Agronomia   Acarologia   Catalogação   Mamíferos   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ácaros pilícolas | Brasil | Ectoparasitas | Mamíferos | Agronomia e Medicina Veterinária II

Resumo

Alguns grupos de ácaros são parasitas de mamíferos selvagens e/ou mantidos em cativeiro. As espécies de ácaros consideradas ectoparasitas são aquelas de importância médico-veterinária. Neste contexto, estão incluídos os ácaros da família Myobiidae Mégnin (Trombidiformes), conhecidos popularmente como ácaros pilícolas (fur mites). Estes ácaros se alimentam da linfa e de tecidos do seu hospedeiro e sua especificidade parasitária é bem definida nos diferentes níveis taxonômicos dentro da ordem Mamalia; são encontrados associados com pequenos marsupiais e mamíferos placentários de dez ordens distintas. Normalmente, sua presença é assintomática para o hospedeiro, porém animais em situação de estresse podem apresentar dermatites, principalmente naqueles animais mantidos em cativeiro. Para esta família são conhecidas mais de 600 espécies no mundo, e para o território nacional foram descritas somente 15 espécies, várias delas conhecidas apenas por sua série típica. Tendo em vistas a potencial diversidade acarológica associada a mamíferos no mundo, a quantidade de mamíferos que possuímos no território brasileiro, e a escassez de trabalhos sobre acarofauna associada a estes mamíferos, o presente projeto visa à identificação e catalogação de ácaros da família Myobiidae depositados na Coleção Acarológica do Instituto Butantan (IBSP). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)