Busca avançada
Ano de início
Entree

Observatório Covid-19: projeto de divulgação científica sobre governança no contexto de emergência

Processo: 21/10012-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Jornalismo Científico
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Marko Synésio Alves Monteiro
Beneficiário:Fabiola Mancilha Junqueira
Instituição Sede: Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Coordenadoria de Centros e Núcleos Disciplinares (COCEN). Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI), Brasil  
Assunto(s):COVID-19   Divulgação científica   Jornalismo científico   Pandemias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Covid-19 | Divulgação Científica | Jornalismo Científico | Pandemia | Jornalismo Científico

Resumo

O presente projeto propõe um plano de divulgação científica de resultados de pesquisas realizadas por uma equipe de cientistas dedicados a compreender a resposta brasileira à pandemia da COVID-19, em diversos aspectos e perspectiva interdisciplinar. O grupo CIRIS de estudos sobre Governança, Ciência, Risco e Comunicação que representa o projeto "Governando a COVID 19: ciência, risco, comunicação e políticas públicas em contextos de emergência" submetido à FAPESP em 2021. Entre as principais ações estão a criação de um site exclusivo para divulgação científica de pesquisas deste projeto e divulgação em diversas plataformas que funcionam sob a gestão do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LABJOR), da UNICAMP. Durante a vigência do projeto, serão realizadas entrevistas com pesquisadores responsáveis pelos trabalhos pré- selecionados e possíveis outros cientistas para debater e fortalecer o caráter interdisciplinar do tema. Pretende-se produzir inicialmente reportagens, notícias e podcasts com pautas elaboradas a partir da participação em reuniões científicas com o grupo de pesquisadores anteriormente citado e em reuniões de pauta de cada veículo para que o conteúdo seja apresentado de forma coerente e compatível com a proposta do canal considerando comunicar com eficácia o público-alvo determinado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)