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Didática da geografia a partir das orientações metodológicas presentes no curso de formação de professores de geografia da ffcl da usp (1934-1960)

Processo: 22/02505-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2022
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Márcia Cristina de Oliveira Mello
Beneficiário:Taynara Lauane Carlos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências, Tecnologia e Educação. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/24054-9 - Didática da geografia a partir das orientações metodológicas presentes no curso de formação de professores de geografia da FFLC da USP (1934-1960), AP.R
Assunto(s):Formação de professores   Ensino de geografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Didática da Escola Nova | didática da geografia | formação de professores | Ensino de Geografia

Resumo

Na pesquisa concluída anteriormente ''Orientações metodológicas destinadas aos professores de Geografia para o ensino secundário da escola paulista (1934-1960)" destacamos as primeiras impressões sobre o papel fundamental que o curso da USP desempenhou para promover o que hoje entendemos sobre a prática do ensino de Geografia, especialmente por meio da participação na organização interna da Didática da Geografia em nosso país. Do seleto grupo de professores formados pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da USP, entre as décadas de 1930 e 1960, surgiu uma geração de brilhantes geógrafos docentes, dentre eles destacaremos, na continuidade da pesquisa, a figura da professora Amélia Americano Domingues de Castro. A professora Amélia foi pioneira nesta área e se destacou por introduzir as ideias de Jean Piaget no curso de formação inicial docente em Geografia. Certamente a matriz caracterizada pela orientação escolanovista da época teve inúmeras variáveis, cujas versões é preciso ainda investigar para compreendermos o presente e as múltiplas angústias do pensar o como "fazer" o ensino de Geografia nas escolas. Neste sentido, temos como objetivos identificar e compreender aspectos da Didática da Geografia constituída no contexto da Escola Nova, a partir das orientações contidas no Curso de formação de professores de Geografia da FFCL da USP, ampliando conhecimentos sobre a contribuição da professora Amélia à Didática da Geografia, no que se refere a sua matriz escolanovista e piagetiana, por meio da análise das orientações metodológicas que estruturaram o seu pensamento, articuladamente aos elementos da prática pedagógica: o aluno (que aprende); o professor e o conhecimento geográfico.

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