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O drama jesuítico cantado e a glorificação da Casa de Habsburgo

Processo: 22/00952-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 25 de janeiro de 2023
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Monica Isabel Lucas
Beneficiário:Caio Amadatsu Griman
Supervisor: Birgit Lodes
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Vienna, Áustria  
Vinculado à bolsa:21/01465-3 - Música, contrarreforma e absolutismo: o papel da música sacra na Áustria durante o reinado de Leopoldo I (1658-1705), BP.MS
Assunto(s):Musicologia histórica   Composição musical   Jesuítas   Drama   Contrarreforma   Áustria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Áustria | Contrarreforma | drama | Jesuitas | Leopoldo I | Música Sacra | Musicologia histórica

Resumo

Devido à formação jesuítica do imperador Leopoldo I (1658-1705) e ao seu particular envolvimento com a composição musical, a segunda metade do século XVII e o início do século XVIII foram marcados pela intensificação do patrocínio de dramas jesuítas totalmente cantados em terras austríacas. Levando em conta o reconhecimento internacional da música austríaca neste período e a importância dos dramas jesuítas plenamente cantados para a glorificação da Casa de Habsburgo, juntamente com a escassez de literatura sobre o assunto, várias questões centrais sobre o tema ainda precisam ser debatidas e respondidas, como: 1) Qual foi o nível de interferência de Leopoldo I e dos demais membros da Casa de Habsburgo na elaboração dos dramas jesuítas? 2) Como e sob qual justificativa a música passou a ser utilizada nas produções teatrais da Companhia de Jesus? 3) Essas produções ajudaram na divulgação dos princípios políticos e teológicos defendidos pela Casa de Habsburgo? Este trabalho visa investigar essas questões e verificar a hipótese de que os dramas jesuítas totalmente cantados foram utilizados durante o reinado de Leopoldo I (1658-1705) como forma de glorificação da Casa de Habsburgo. (AU)

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