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Crianças que vêem pessoas mortas: inter-subjetividade e experiências mediúnicas na infância

Processo: 20/10929-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2022
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Wellington Zangari
Beneficiário:Mateus Donia Martinez
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia da religião   Infância   Mediunidade   Saúde mental   Intersubjetividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:experiências anômalas | Infancia | intersubjetividade | Intrapsíquico e psicossocial | mediunidade | Psicologia da Religião | Psicologia Social da Religião

Resumo

O estudo da mediunidade está relacionado às origens da psicologia e ao desenvolvimento de conceitos e ideias psicológicas. Atualmente, duas áreas interrelacionadas que se ocupam em pesquisar a mediunidade e seus experienciadores são a psicologia da religião e a psicologia anomalística. Recorrentemente ela é estudada em adultos, que alegam seu início na infância. Nesse sentido, a literatura sobre este fenômeno na infância é pouca, no mundo e no Brasil. Os estudos revisados apontam que a mediunidade em crianças pode estar ligada a processos de saúde e doença, formação da identidade, de grupos religiosos, sentido de vida e visão de mundo. No entanto, pouco se sabe a respeito das crianças que a experienciam, como o fenômeno surge, seus desenvolvimentos e implicações para os experienciadores e os contextos onde podem ocorrer. Dessa maneira, o presente estudo objetiva, por meio de uma pesquisa empírica e qualitativa, investigar a mediunidade em crianças que a relatam, considerando a relação entre as dimensões intrapsíquica e psicossocial, as características da mediunidade na infância, suas origens e desenvolvimentos, sentidos e significados, e possíveis aspectos de saúde mental das crianças. Para isso, serão realizadas observações-participantes, desenhos pelas crianças indicadas como experienciadoras da mediunidade e entrevistas em profundidade com elas. O material produzido será analisado com base na articulação entre a teoria da construção social da realidade de Berger & Luckmann e a psicologia analítica de C. G. Jung. Embora a primeira perspectiva penda ao psicossocial e a segunda ao intrapsíquico, são entendidas como complementares para o estudo aqui pretendido. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA MARALDI, EVERTON; COSTA, ADRIANO; CUNHA, ALEXANDRE; HAMAZAKI, EDSON; FLORES, DOUGLAS; DE QUEIROZ, GREGORIO PEREIRA; REICHOW, JEVERSON; MARTINEZ, MATEUS; RIBEIRO, RICARDO; SIQUEIRA, SILVANA; et al. Social Support, Help-Seeking Behaviors, and Positive/Negative Affect Among Individuals Reporting Mediumship Experiences. INTERNATIONAL JOURNAL OF LATIN AMERICAN RELIGIONS, v. 7, n. 1, p. 16-pg., . (20/10929-0)