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Entre o "guiñoles" lorquianos e os títeres pernambucanos: um estudo das vertentes do risível em ariano suassuna através de seus entremezes

Processo: 22/02759-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2026
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Francisco Claudio Alves Marques
Beneficiário:Gabriel da Silva Conessa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ariano Suassuna | Entremezes | García Lorca | Risível | teatro | Teatro e Cultura Popular

Resumo

Nesta pesquisa pretendemos revisitar o panorama do movimento artístico dos anos de 1940 e 1950 no Recife, duas décadas que consideramos fundamentais para a compreensão da formação artística e intelectual de Ariano Suassuna no campo do risível. A primeira, marcada pelo ingresso de Suassuna na Faculdade de Direito do Recife, pelo seu envolvimento com o grupo de teatro liderado por Hermilo Borba Filho, pelo contato com o pensamento e a obra teatral de García Lorca e pela inauguração do Teatro do Estudante de Pernambuco, em 1946; a segunda, marcada pela composição de entremezes que serviram de base para a montagem das peças cômicas de longa duração. Além do recorte temporal, esta pesquisa deve obedecer ainda a um segundo critério: dentre os nove entremezes produzidos no período, focalizar apenas os de natureza cômica, adaptados ou realizados à maneira do Mamulengo, a saber: Torturas de um Coração (1951), O Rico Avarento (1954), O Seguro (1957) e O Marido Domado (1961), por julgarmos que tais composições consistiam em experimentações no campo do risível, orientadas pelas pesquisas do grupo liderado por Borba Filho, especialmente sobre o cômico, o riso e a cultura popular, e ainda por revelarem semelhanças estéticas e ideológicas com a concepção de teatro desenvolvida por Lorca nos "títeres de cachiporra", entremezes para marionetes montados entre os anos de 1920 e 1930 e inspirados em um gênero particular de teatro de bonecos da Andaluzia, denominado "Guiñol", no qual o autor espanhol buscava uma estética da teatralidade que ultrapassasse o naturalismo no palco, rompendo, assim, com o cânone dramático.

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