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Máquinas de comitê baseadas em aprendizado profundo para transferência de aprendizado em interfaces cérebro-máquina

Processo: 22/08920-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Raphael Yokoingawa de Camargo
Beneficiário:Bruna Junqueira de Almeida Ferreira Lopes
Instituição Sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/06407-7 - Combinando alinhamento euclidiano e riemanniano para transferência de aprendizagem em interfaces cérebro-máquina, BE.EP.IC
Assunto(s):Redes neurais (computação)   Aprendizado computacional   Aprendizagem profunda   Interfaces cérebro-computador   Metodologia e técnicas de computação   Eletroencefalografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizado de Máquina | Aprendizado profundo | Eletroencefalografia | Interface Cérebro-Máquina | Máquinas de Comitê | Transferencia de Aprendizado | Aprendizado de Máquina

Resumo

Redes Neurais profundas vem obtendo sucesso em aplicações de Interfaces Cérebro-Máquina (BCIs), onde elas são utilizadas para decodificar imagens mentais a partir de sinais de Eletroencefalografia (EEG). Porém, cada modelo treinado funciona para um único indivíduo e requer grande quantidade de dados, o que é demorado e cansativo para coletar. Este problema é reduzido com a Transferência de Aprendizado, onde as redes podem ser treinadas em um conjunto de indivíduos e adaptadas para um novo indivíduo usando um pequeno conjunto de dados. As principais abordagens existentes são o alinhamento dos sinais de EEG de cada indivíduo para que eles fiquem com características similares ou o ajuste de parte dos pesos das redes neurais para cada indivíduo. Neste projeto, avaliaremos o uso de máquinas de comitê para a transferência de aprendizado. Neste caso, treinaremos uma rede neural para cada indivíduo do grupo de treinamento e montaremos um comitê com os modelos individuais. Avaliaremos diferentes maneiras de fazer a combinação dos resultados, incluindo (I) a definição de pesos baseado na acurácia de cada modelo no indivíduo alvo e (II) o uso de um meta-modelo para a classificação. Também avaliaremos o impacto do uso de um alinhamento Euclideano dos sinais de EEG. Usaremos dados de experimentos de imagética motora e compararemos com resultados obtidos com outras técnicas de transferência de aprendizado.(AU)

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