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Tradução comentada de Méthode facile pour la viole d'amour, de Louis-Toussaint Milandre

Processo: 22/04794-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 25 de fevereiro de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Monica Isabel Lucas
Beneficiário:Felipe Galhardi Rodrigues
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/07221-4 - Méthode facile pour la viole d'amour (1777): o uso da viola d'amore no século XVIII, BE.EP.MS
Assunto(s):História do Século XVIII   Musicologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estilo Francês | Música Francesa | seculo XVIII | Tratadística | Viola d'amore | Musicologia

Resumo

A viola d'amore foi um instrumento de presença indiscutível nos séculos XVII e XVIII, tendo sido contemplada com obras de diversos compositores. Porém, no início do século XIX, com o estabelecimento da orquestra, seu uso restringiu-se paulatinamente até quase cair no esquecimento. O retorno da viola d'amore na interpretação musical no século XX partiu, principalmente, do interesse gerado pelos trabalhos de performance na música antiga. Foi nesse período que diversos pesquisadores sistematizaram o conhecimento sobre seu surgimento e copilaram seu repertório. No entanto, vemos que não existem pesquisas voltadas exclusivamente para a função desempenhada por este instrumento no século XVIII, seu período mais importante. Sendo assim, a obra publicada por Louis-Toussaint Milandre (ativo entre c.1756 e c.1776), Méthode facile pour la viole d'amour (1777), é relevante não apenas por ser uma das primeiras obras a sintetizar o ensino deste instrumento, mas por permitir um conhecimento aprofundado do instrumento no período em que sua utilização foi mais difundida. O presente projeto prevê a tradução, acrescida de comentários e de um aparato crítico, do trabalho de Milandre. Além de disponibilizar o tratado em língua portuguesa, o trabalho trará, desta forma, informações sobre o autor e sua atuação musical, sobre o público a que se dedica, sua inserção no âmbito da tratadística para instrumentos de cordas, a partir da comparação outras preceptivas musicais setecentistas, além de uma discussão sobre as questões técnicas específicas para o instrumento reveladas por Milandre. (AU)

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