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Avaliação da resistência a corrosão de uma liga Al-Ni-Co

Processo: 22/03633-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2023
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Crystopher Cardoso de Brito
Beneficiário:Gabriela de Araújo Soler
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental São João da Boa Vista. São João da Boa Vista , SP, Brasil
Assunto(s):Resistência à corrosão   Microestruturas   Ligas   Espectroscopia de impedância eletroquímica   Microscopia óptica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:caracterização de metais | Engenharia de Superfície | microestrutura | resistência à corrosão | Desenvolvimento e Caracterização de Ligas de Aluminio

Resumo

Toda propriedade (mecânicas, químicas ou mesmo elétrica) das ligas metálicas dependem do arranjo microestrutural, mais especificamente do tamanho de grão; morfologia e distribuição das fases da microestrutura; segundas fases, das heterogeneidades de composição química; inclusões; porosidade, etc. Sabe-se que esses aspectos intrínsecos da microestrutura dependem essencialmente dos parâmetros de fabricação, ou seja, velocidade de solidificação, taxa de deformação, velocidade de usinagem, tipo de tratamentos térmicos, etc. O termo Alloy Design (projeto de ligas, em tradução livre) refere-se à abordagem guiada pelo conhecimento para o desenvolvimento da síntese de novos materiais metalúrgicos. O presente trabalho tem por objetivo principal avaliar a influência da morfologia microestrutural sobre a resistência a corrosão de uma liga Al-2Ni-0,5Co. Serão realizadas caracterizações microestruturais com ligas Al-2%Ni-0,5Co que serão produzidas através da técnica de solidificação direcional, este procedimento permitirá obter amostras solidificadas em valores distintos de taxa de resfriamento. Serão realizados ensaios polarização potenciodinâmica e espectroscopia de impedância eletroquímica. Em seguida, será realizada uma caracterização microestrutural envolvendo microscopia ótica e eletrônica na região corroída. Por fim, serão realizadas correlações entre os parâmetros microestruturais previamente obtidos com os ensaios eletroquímicos. (AU)

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