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Nos veios da Gravura Popular: uma arqueologia da trajetória artística de Dila de Caruaru (1937-2019)

Processo: 20/13266-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2022
Data de Término da vigência: 02 de maio de 2027
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Lucia Helena Reily
Beneficiário:Milla Maués Pelúcio Pizzignacco
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/04668-8 - Nos veios da gravura popular: uma arqueologia da trajetória artística de Dila de Caruaru (1937-2019), BE.EP.DR
Assunto(s):Folhetos de cordel   Xilogravura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dila de Caruaru | Folhetos de Cordel | Patrimônio Imaterial Brasileiro | xilogravura | Xilogravura em Folhetos de Cordel

Resumo

Este projeto, desenvolvido sob regime de Cotutela Internacional de tese junto à Universidade Estadual de Campinas e à Universidade Sorbonne Nouvelle, se concentra na trajetória e na produção de Dila de Caruaru (José Soares da Silva, 1937 - 2019), poeta-gravurista reconhecido pela Lei do Patrimônio Vivo de Pernambuco (2005) como mestre detentor do saber/fazer da xilogravura associada aos folhetos de cordel. A investigação focaliza as aproximações deste artista com agentes representantes de instituições artísticas, acadêmicas e governamentais, a partir da década de 1970, período paradoxal na historiografia do cordel: marcado pela crise do mercado editorial de folhetos no nordeste brasileiro, concomitante à institucionalização dos estudos sobre o gênero literário no país. Nessa direção, a pesquisa tem como objetivo geral analisar a obra do gravurista à luz das formações discursivas e dos processos históricos que a produzem, buscando dimensionar em que medida as confluências "fronteiriças", entre campos discursivos, colaboraram na consolidação de políticas públicas para o cordel e para a comunidade detentora deste patrimônio cultural na passagem do século XX para o XXI. O percurso criativo do cordelista pelas brechas sociais será constituído por meio do mapeamento da sua produção visual em acervos especializados e lido sob a perspectiva arqueológica foucaultina. O projeto tem a pesquisa documental, o trabalho de campo e a coleta de narrativas, subsidiada teoricamente pela História Oral, como recursos metodológicos centrais para seu desenvolvimento.

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