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Imagens Indesejáveis: Documentários no front da guerra síria e o refúgio contemporâneo

Processo: 22/06077-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2022
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Ana Carolina de Moura Delfim Maciel
Beneficiário:Mariana Teixeira Elias
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/17899-0 - As "imagens indesejáveis" e seu papel na construção da memória histórica, BE.EP.DR
Assunto(s):Documentário   Imagem   Refugiados   Síria   Testemunho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Documentário | Imagem | Refugiados | Síria | Testemunho | Documentário

Resumo

O presente projeto de pesquisa contribuirá para a delimitação de um novo estilo cinematográfico no campo dos documentários, ou seja, de filmes com a temática do refúgio contemporâneo realizados pelos próprios sujeitos em condição de refúgio/deslocamento forçado. Para tal, tomamos como ponto de partida um corpus fílmico composto por três documentários realizados por cineastas sírios - refugiados e exilados - que narram de forma testemunhal a catástrofe da guerra síria e o consequente deslocamento em massa por ela desencadeado. Levando em consideração que os cineastas envolvidos em tais narrativas buscaram refúgio humanitário em outras nações, e relacionando a esse fato a ideia de que refugiados são considerados "pessoas indesejáveis" no contexto geopolítico contemporâneo (AGIER, 2008), partimos da hipótese de que - assim como os sujeitos que as produzem-, suas imagens também são "indesejáveis". Algo que fica patente quando analisamos a distribuição e a divulgação destes filmes e nos deparamos com a tímida circulação e consequentemente, com a pouca visibilidade por eles alcançada. A pesquisa se articula sobretudo pela analise dos documentários selecionados, um corpus fílmico que confere um lugar de fala para as próprias vítimas, levando em consideração os respectivos contextos históricos em que as imagens foram produzidas e os aspectos geopolíticos ligados ao refúgio contemporâneo, além de reflexões elaboradas a partir de uma revisao bibliografica pertinente ao tema proposto, colaborando para a delimitação de um estilo cinematográfico com a temática do refúgio.

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