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Acidentes? Infraestrutura urbana e violência no transporte ferroviário no Rio de Janeiro

Processo: 22/09274-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Urbana
Pesquisador responsável:Bianca Stella Pinheiro de Freire Medeiros
Beneficiário:Marcos Vinicius Lopes Campos
Instituição Sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/02318-2 - Especulações sobre o arruinamento do transporte público: ilegalismos urbanos, acumulação e violência urbana na ferrovia e no BRT no Rio de Janeiro, BE.EP.PD
Assunto(s):Infraestrutura   Violência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidentes ferroviários | conflito urbano | diferença | etnografia documental | Infraestrutura | Violência | Antropologia das Infraestruturas

Resumo

Etnografias recentes argumentam que a disputa desigual em torno das infraestruturas urbanas (água, eletricidade, gestão de resíduos, pavimentação etc.) tornou-se uma perspectiva fundamental para a análise comparada e transnacional do conflito urbano. Inscrito nesses debates, este projeto pretende compreender a tensa relação entre a infraestrutura de transporte metropolitano e as reconfigurações do conflito urbano no Rio de Janeiro. Mais especificamente, proponho uma etnografia documental da longa e pouco estudada história de mortes, ferimentos e mutilações ocorridos no transporte ferroviário da região metropolitana do Rio de Janeiro (1900-2022). Com base na análise das práticas burocráticas de documentação e de documentos públicos dos acervos da Estrada de Ferro Central do Brasil e da imprensa carioca, presentes no Arquivo Nacional e na Biblioteca Nacional, reconstruirei os diagramas classificatórios dos acidentes e suas formas de administração. Como mortes, ferimentos e mutilações são registradas oficialmente e administradas, ao longo do tempo? O que essas formas de classificação, variando, nos dizem acerca do conflito urbano em suas dimensões de classe, raça, gênero, território e geração? Este projeto contribui à literatura urbana, por um lado, ao explorar as relações entre infraestrutura, diferença e conflito urbano e, por outro, ao incluir as infraestruturas de mobilidade como objeto empírico de investigação.

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