Busca avançada
Ano de início
Entree

A modelagem matemática nos anos iniciais: um olhar para o desenvolvimento de atividades

Processo: 22/15142-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Paula dos Santos Malheiros
Beneficiário:Rafaela Guerreiro
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação matemática   Modelos matemáticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anos iniciais do ensino fundamental | Atividades de Modelagem | educação matemática | modelagem matematica | Educação Matemática

Resumo

A Modelagem, no contexto da Educação Matemática, pode ser compreendida como um caminho para os processos de ensino e de aprendizagem, a qual busca valorizar o papel social da Matemática. Tal abordagem tem sido estudada no Brasil desde 1970, com o intuito contribuir para um ensino de Matemática que valorize os conhecimentos e saberes dos educandos. Embora exista a presença da Modelagem nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, a literatura da área tem evidenciado certa escassez de estudos relativos à utilização da Modelagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ademais, nas pesquisas da área, há relatos de obstáculos e resistências acerca de sua utilização nas salas de aula, considerando professores, alunos, famílias e gestão escolar. Diante desse cenário, esta pesquisa, em nível de Iniciação Científica, tem como principal objetivo compreender de que forma as atividades de Modelagem Matemática são desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, o estudo será baseado no paradigma qualitativo, de natureza bibliográfica. Neste sentido, serão analisados os anais da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) a qual é realizada bienalmente, desde 1999, e que completou sua décima primeira edição no ano de 2019, com vistas a identificar e analisar os relatos de experiência que tematizam atividades de Modelagem desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental. Espera-se que ao final da pesquisa possamos contribuir para a Educação Matemática, em especial com a Modelagem Matemática, visando melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem da área, em particular nos anos iniciais do ensino fundamental, além de possibilitar reflexões e aprendizados para a formação de professores que ensinam Matemática.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)